Fluxo de pacientes de outras cidades sobrecarrega Prontos-Socorros de Senador Canedo
Número recorde de atendimentos é registrado em unidades de saúde da cidade com demanda não atendida, especialmente pela capital.
Os Prontos-Socorros do Parque Alvorada e Vila São João, essenciais para o atendimento médico em Senador Canedo, estão enfrentando uma sobrecarga devido à alta demanda de pacientes de outras cidades vizinhas, em especial de Goiânia.
De acordo com dados do Pronto-Socorro do Parque Alvorada, mais de 40% dos pacientes atendidos são provenientes de outras cidades. Desde o início de abril até o dia 15, mais de 5 mil pessoas foram atendidas, sendo 2.119 somente da capital.
O cenário se repete no Pronto-Socorro São João, onde aproximadamente um terço dos pacientes também vem de outras regiões. Durante o mesmo período, mais de 4 mil pessoas buscaram assistência médica, sendo cerca de 1.400 pessoas provenientes de outras cidades. Esses números representam um aumento significativo em relação ao mês de fevereiro, quando a unidade realizou 4.156 atendimentos.
O aumento repentino é atribuído a diversos fatores, incluindo casos de covid-19, dengue e outros vírus respiratórios que circulam nessa época do ano. Essa situação tem gerado superlotação nos serviços de emergência. No entanto, profissionais de saúde e autoridades locais estão unidos para garantir um atendimento de qualidade a todos os pacientes.
Texto – Lara Eduarda
Foto – Xande Manso
Secretaria de comunicação e eventos.