Fiscalização busca conter avanço da pandemia em Senador Canedo

Força-tarefa foi formada com participação de órgãos de fiscalização e segurança para verificar se estabelecimentos estão cumprindo novas regras no combate à pandemia

A prefeitura de Senador Canedo, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGM) da Secretaria de Segurança Pública, iniciou, na última sexta-feira (29), a Operação Sossego, integrando órgãos de segurança e fiscalização para verificar o cumprimento do decreto municipal nº1.223, de 26 de janeiro de 2021, que estabelece restrições ao funcionamento de comércios durante a noite, para conter o avanço do novo coronavírus no município.

O decreto foi assinado pelo prefeito Fernando Pellozo após reunião com o Comitê de enfrentamento e Prevenção à Covid-19, no dia 26 de janeiro. Nele determina que estabelecimentos encerrem suas atividades entre meia-noite e seis da manhã. E que não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas em distribuidoras de bebidas e suas imediações. Bares e restaurantes devem fornecer álcool gel para higienização das mãos e funcionar com 50% da capacidade.

Nessa primeira fase da operação, as equipes verificaram documentação de distribuidoras de bebidas e visitaram locais, que segundo denúncias, estariam realizando festas com som alto, automotivo ou mecânico. O estabelecimento que for flagrado em desacordo com os termos estabelecidos no decreto nº1.223 estará sujeito às penas de autuação, interdição e multa, segundo a legislação de posturas e sanitária do município.

A operação foi realizada de forma integrada, com a participação da Vigilância Sanitária, diretoria de fiscalização de postura da Seplan, Agência Municipal do Meio Ambiente, Guarda Civil Metropolitana, Superintendência Municipal de Trânsito, Polícia Civil e Policia Militar.