Etapa de inscrição contou com 478 inscritos e entra agora na fase de curadoria com renomados nomes do audiovisual.

O Curta Canedo é um dos maiores festivais de Goiás e este ano iniciou com a abertura para inscrições de filmes no dia 3 de agosto até dia 23 de agosto, alcançando em 20 dias um total de 478 filmes inscritos. Agora, entra em sua fase de curadoria. Seus curadores têm até dia 22 de setembro para selecionarem aproximadamente 50 filmes para as mostras competitivas do Festival.

O festival que já está em sua sexta edição vem com uma temática importante este ano, valorização a diversidade com a promoção da igualdade racial de cineastas mulheres cis e trans no estado.

Além de divulgar o cinema nacional de curta metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas-metragens em Goiás, e discutir meios e estratégias para a produção, realização e distribuição da produção audiovisual e para a formação de público para o cinema brasileiro, além de protagonizar, promover e incentivar novos talentos no audiovisual

Curadoria de conteúdo

Após o período de inscrições que terminou no último dia 23 de agosto e contou com mais de 400 inscritos, o festival entra agora na etapa de curadoria de conteúdo, que é formada por profissionais com renomada experiência na área audiovisual e habilidade para analisar todos filmes seguindo critérios técnicos e artísticos.

Os curadores vão selecionar 47 filmes que se encaixam nas seguintes mostras: 6ª Mostra Curta Brasil (Filmes Nacionais); 6ª Mostra Curta Goiás (Filmes Goianos); 6ª Mostra Curta Mulheres ( Filmes de Diretoras Mulheres Cis ou Trans); 2ª Mostra Curta Negritude, (Filmes por diretoras e diretores que se auto declaram negros/pretos); 2ª Mostra Macabra– (Cinema Fantástico, Horror, suspense, Sci-FI) e 1ª Mostra Curta a Cidade ( Filmes que tem como Tema, ou personagens da cidade; e/ou que foram gravados na cidade de Senador Canedo Goiás).

Uma das inovações das mostras é também, criar novos públicos para o audiovisual goiano e nacional e ainda capacitar e aprimorar os profissionais do audiovisual.

Uma das curadoras responsáveis pela seleção de filmes é Carmelita Gomes, produtora que está a frente do Festival Curta Canedo. Carmelita é atriz, palestrante e conferencista e atualmente é Presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade de Senador Canedo Goiás. Para ela, o festival valoriza a cultura local além de incentivar novos talentos do audiovisual.

Outro grande nome que participa como curador nesta edição é Joseph Merêncio. Foi produtor executivo na empresa Somaê Filmes. Especializado em festivais audiovisuais, foi responsável por mais de 200 seleções de curtas, médias e longas metragens no Brasil e no mundo, citando países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Quenia, Itália, entre outros, no qual tiveram mais de 20 prémios conquistados em festivais e mostras de cinema. Ele também foi curador das edições de 2018 e 2019 do festival Gato Preto de Cinema de Horror, realizado em Perus, São Paulo SP.

O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de setembro, no site oficial do Festival e conta com troféu para 1º, 2º e 3º colocado na modalidade: Curta a Cidade, mas todos os premiados receberão seu certificado. O festival acontece dos 06 a 09 de outubro na cidade de Senador Canedo. Para mais informações: https://curtacanedo.com.br/2022/

Compartilhar notícia: