Em projeto transformador, 50 guardas mirins se formam em Senador Canedo
Aulas de música, disciplina e cidadania marcam a conclusão de mais uma etapa de um projeto que há três anos impacta jovens e famílias na cidade
Na noite desta quinta-feira (5), no Paço Municipal de Senador Canedo, coroou-se um ciclo de muito aprendizado e emoção na vida de 50 crianças, que se formaram no programa Guarda Mirim: uma iniciativa da prefeitura que, em sua terceira edição, ofertou aulas de música, cidadania, disciplina e recurso escolar, além de proporcionar experiências edificantes para os meninos e meninas contemplados.
“É muito gratificante ter, dentro da Guarda Municipal, que já tanto nos orgulha, um projeto para os pequenos. É mais um investimento no educar desses jovens que farão parte do futuro da cidade. São sementes plantadas que vão encher Senador Canedo de bons exemplos”, comentou o prefeito Fernando Pellozo, que participou da cerimônia de formatura.
O projeto Guarda Mirim surgiu de uma união de forças entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Assistência Social. No período extraescolar, de forma totalmente gratuita, as crianças selecionadas aprendem sobre matérias que vão desde meio ambiente até canto.
“Meu filho mudou muito. As amizades que ele fez lá e o que ele aprendeu repercutiram até na escola e dentro de casa. As notas melhoraram e ele está se comportando melhor. Só temos a agradecer!” afirmou Simone Marques, mãe do Guarda Mirim Davi Elias, que também integra a banda do projeto.
O projeto Guarda Mirim estende-se durante todo o ano e já tem novas vagas previstas para 2025. Os pais interessados devem ficar atentos às redes sociais e ao site da prefeitura, onde a publicação do novo edital será divulgada.
INVESTIMENTO
O projeto Guarda Mirim só é possível graças aos sucessivos investimentos feitos na corporação nos últimos anos. Através de melhorias em infraestrutura e pessoal, a Guarda Municipal de Senador Canedo tem atualmente condições para proporcionar mais sensação de segurança, o que fez com que a cidade conquistasse recentemente a sétima posição no ranking das cidades mais seguras de Goiás, conforme o Anuário 2024 da MySide.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Ribeiro, os investimentos realizados na corporação, em conjunto com o trabalho realizado em parceria com a Polícia Militar, são uma das causas dessa conquista.
“Muita coisa mudou nos últimos anos. A nossa sede foi transferida para o centro da cidade, com instalações adequadas, salas de aula e academia própria. Tudo isso proporciona mais infraestrutura de trabalho, que se reflete em um tempo resposta muito mais rápido no atendimento às ocorrências”, afirmou o comandante.
Ele ainda citou outros reforços: como a convocação de mais de 70 novos guardas, a troca de todas as viaturas da GCM, aquisição de novas armas e implemento do plano de carreira da categoria.
“O resultado de tudo isso a população vê nas ruas. O estigma de cidade violenta ficou no passado. A taxa de crimes em Senador Canedo despencou de 2021 a 2023, ano após ano, graças não só ao investimento na infraestrutura e valorização da Guarda, mas também na implementação de mais de 1.500 câmeras de segurança, usando a tecnologia ao favor da cidade”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo, citando relatório da Polícia Militar.
Fotos e texto: Victor Rodrigues
Secretaria de Comunicação e Eventos