Projeto é referência para criação da primeira banda da cidade.

O compromisso com a primeira apresentação de 2023 da Banda Marcial Escola Abdon Ferreira começou cedo. Logo no início da manhã de sábado, 28/1, o grupo já estava em Caldazinha.

A apresentação iniciou na praça principal da cidade, que foi até o Ginásio onde o público aguardava. Entre os hits tocados, músicas nacionais, como o clássico do cantor Luiz Gonzaga, Asa Branca. Estiveram presentes na viagem 37 crianças, com faixa etária de 7 a 15 anos.

A Banda integra o Projeto Abdon Aberta com ações de extensão esportiva e cultural que atendem os estudantes no contra turno da escola. A instituição municipal de ensino conta com 1400 estudantes, que são atendidos de 2016 com aulas de música, orquestra de violão e iniciativa esportiva. E é campeã brasileira e bicampeã estadual. “O objetivo da banda, do projeto é o acolhimento das crianças e adolescentes, que estão na escola, em vez de estarem na rua. O prefeito Fernando Pellozo é muito atento a educação, a integração das crianças da nossa cidade, e nós agradecemos por isso. Tem feito a diferença na comunidade escolar”, enfatiza o gestor Gesiel responsável pela Instituição de ensino.

Exemplo a ser seguido

A Banda foi convidada pela Prefeitura de Caldazinha, que quer implantar a iniciativa no município. Representando a prefeita Solange Gouveia, o vereador Professor Marcelo destaca o exemplo positivo. “Sabemos que a ação feita na Escola Municipal Abdon Ferreira de Carvalho, com total apoio da Prefeitura e outros órgãos, como o Ministério Público, traz grandes transformações na vida destas crianças”, finaliza.

Texto por Marcela Aires
Fotos por Xande Manso