A ação tem o objetivo de levar informações sobre o Aleitamento Materno e os principais cuidados com o corpo da mulher.

O melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se este for oferecido diretamente do seio. E para levar informação e realizar a conscientização das mamães canedenses, a Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove trabalhos direcionados a este público.

Em Senador Canedo, as mães podem realizar o acompanhamento oferecido pela Clínica da Mulher, com atendimento médico, redes solidárias e grupos de apoio. Segundo a Superintendente de Atenção Primária, Mariley Gomes da Silva Lucas, essas ações também serão retomadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Com o Agosto Dourado, o nosso objetivo é retomar os grupos de apoio que eram oferecidos e acabaram sendo paralisados devido a pandemia e outros fatores. Esses grupos oferecem um local seguro para que a gestante possa entender o processo da gravidez.”, afirma a superintendente.

Criança que ainda é amamentada pela mãe.

Na última terça-feira (09), foi realizada, em parceria com o governo Estadual, a primeira reunião de grupo para as gestantes, durante a qual especialistas na área do aleitamento materno com o foco na prática da amamentação, passaram orientações para que o mesmo seja viável e sem traumas. Outros fatores devem ser abordados e acompanhados, antes mesmo do nascimento, dessa forma, o trabalho é pautado na instrução e treinamento de toda família e conscientização da sociedade.

Renata de Almeida, moradora do bairro Boa Vista, está indo para a sua segunda gestão e relembra que a primeira amamentação não foi nada fácil. “Meu primeiro filho eu consegui amamentar somente por 2 meses, eu sentia muita dor, saia sangue, então, eu preferi passar para fórmula. Eu tinha vergonha de perguntar, pois eu pensava toda mãe deveria saber como amamentar, hoje com essas orientações eu percebo que com uma ajuda é muito mais fácil e no meu segundo filho eu vou aplicar tudo que me passaram, pois amamentar é a maior forma de demonstrar todo o amor que temos por nosso filho.”, afirma a mamãe.

A SMS está em busca de oferecer diversos serviços para atender a população e a próxima ação será a estruturação da parceria com o projeto “Meninas de Luz”, programa da Organização das Voluntárias de Goiás, que oferece amparo a gestantes em situação de vulnerabilidade social, com idade de até 21 anos. As adolescentes e jovens recebem apoio desde o pré-natal até o bebê completar um ano de vida.

Momentos de troca de experiências entre mães e profissionais.

Todos os programas e serviços são oferecidos de forma gratuita para a população, basta se dirigir às UBSs e realizar a consulta, com isso, as mamães são direcionadas aos atendimentos específicos.

Texto por Carlos Willton
Fotos por Xande Manso

Compartilhar notícia: