Além das medalhas recebidas, menções de honra à educação do município foram entregues ao nível fundamental dos anos finais.

A Prefeitura de Senador Canedo está avançando, cada vez mais, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura caminha junto também. Os alunos da Rede Pública Municipal de Senador Canedo foram medalhistas na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo 1 de ouro, 2 de bronze e 20 menções honrosas, que contemplam o nível Fundamental dos anos finais.

O aluno que conquistou a medalha de ouro, Geysler Junio Arantes Reis, é estudante do 9º ano da Escola Municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura está muito feliz e satisfeito com essa conquista. “Me surpreendeu, afinal, algumas pessoas que também fizeram a prova disseram que responderam um número considerável das questões, e, dentre essas pessoas do meu círculo social, somente eu ganhei a medalha de ouro.” comentou.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Os alunos Daniel de Abreu Ferreira e José Henrique da Silva Neiva são estudantes do 7º ano da Escola Municipal Professora Izabel de Matos e foram premiados com medalha de bronze.

“Muito bom saber que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem contribuído para aprendizagem das nossas crianças, principalmente, na questão dessa matéria tão complexa e importante, que é a matemática. Além disso, fico extremamente feliz e satisfeito em saber que os nossos alunos estão no topo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas” comemorou o Secretário de Educação e Cultura, professor Victor Pellozo.

“A OBMEP tem como objetivo promover o estudo da Matemática e a qualidade do ensino, além de encontrar alunos talentosos para a Matemática. As provas incentivam o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade” concluiu a Coordenadora de Matemática, Roberta Lucindo Guimarães .

Para o prefeito Fernando Pellozo, essa conquista é um reconhecimento da educação de qualidade que Senador Canedo. “Isso só mostra que nossa educação é levada a sério. Estamos fazendo investimentos reais e o resultado já está sendo visto”, pontou.

A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, além disso, tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Texto por Máxia Lidyan
Fotos por Xande Manso