Lana Evellyn, atleta do clube de xadrez de Senador Canedo, fez história ao se tornar a primeira mulher Mestre Nacional Feminina, ao disputar o Torneio Centro-Oeste Amador 2025, realizado no último dia 16.

A adolescente também conseguiu o marco de se tornar a Mestre Nacional mais jovem, após ganhar o prêmio com apenas 13 anos de idade. Influenciando a prática do esporte nas escolas e atraindo mais jovens para o ramo do xadrez.

Para conquistar o título, a menina precisou de treinamentos regulares e níveis técnicos avançados conquistados, pois, além de enfrentar barreiras e desafios vivenciados por atletas femininas, como a pouca participação de mulheres no esporte. Por esse motivo, sua vitória é considerada um marco para a história da cidade e do Estado.

“A conquista da Lana representa muito mais do que um título: é um avanço para o xadrez feminino e um incentivo para que mais meninas ocupem espaços de destaque no esporte. Goiás celebra essa nova geração de talentos que está abrindo caminhos com coragem, dedicação e excelência.”

O Torneio Centro-Oeste Amador 2025 foi organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), e reuniu enxadristas de toda a região Centro-Oeste, em diversas categorias. A competição teve uma forte presença do xadrez goiano, e foi marcado pelas vitórias de três mulheres goianas, sendo uma delas, a canedense Lana Evellyn.

A vitória de Lana, além de um marco para a história do município, servirá de inspiração para todas meninas que se interessam pelo ramo do xadrez; abrindo as portas para mais presença feminina em todo o esporte.

Inscrições abertas!

Em Senador Canedo, o xadrez tem encontro marcado aos sábados, no Espaço Fama, com aulas gratuitas para crianças a partir de 6 anos e adultos iniciantes. As inscrições estão abertas no WhatsApp da Prefeitura (62) 3275-3000.

Texto: Lara Zolet
Foto: Divulgação

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: