Senador Canedo é pioneira em Goiás na execução do Plano de Mobilidade Urbana
Desde a aprovação do projeto, foram implantadas ciclovias, ciclofaixas, um sistema binário e corredores que melhoram a fluidez do trânsito

Senador Canedo se tornou referência em planejamento urbano no Estado ao ser a primeira cidade de Goiás a desenvolver e executar um Plano de Mobilidade Urbana. Entre os 81 municípios goianos obrigados por lei a aprovar seus planos, apenas nove cumpriram a exigência — e Senador Canedo saiu na frente.
O documento, chamado PlanMob – Plano de Mobilidade Urbana de Senador Canedo, apresenta um diagnóstico detalhado do município com base em dados atuais e projeções de crescimento para os próximos 10 anos. O trabalho inclui estudos socioeconômicos, cartográficos e estatísticos, além de projeções de novos loteamentos e investimentos em áreas como saúde e educação, para compreender como a cidade se desenvolverá espacial e demograficamente.

Diagnóstico e pesquisa inédita – Uma das etapas centrais do PlanMob foi a pesquisa “Origem-Destino” (ODS), que mapeou os deslocamentos dos moradores: de onde saem, para onde vão, os motivos dessas viagens e os modais de transporte utilizados. O levantamento permitiu identificar padrões de deslocamento e demandas atuais e futuras.
Com base nesses dados, o plano contempla todos os modais de transporte: coletivo, veículos particulares, ciclovias, pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e veículos de carga.
Parceria com IFG – O Plano começou a ser elaborado em 2022. A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SSPMU), firmou um convênio com o Instituto Federal de Goiás (IFG), câmpus Goiânia, para realizar o estudo técnico. Após cerca de 12 meses de trabalho, que incluíram coleta de dados, pesquisas, levantamentos históricos e projeções, o documento original foi apresentado em maio de 2023.
Crescimento urbano – O ponto de partida para a iniciativa foi o acelerado crescimento urbano do município: população em expansão, novos loteamentos, aumento da demanda por deslocamentos e expansão territorial. A administração municipal identificou a necessidade de compreender como as pessoas se deslocam dentro da cidade e entre regiões vizinhas para planejar de forma eficiente e assertiva.
“Senador Canedo vive um momento de crescimento acelerado. Precisamos planejar com responsabilidade e dados concretos para que nossas ações atendam às reais necessidades da população. O PlanMob é um marco para garantir que a mobilidade urbana acompanhe o desenvolvimento do município”, destacou o prefeito Fernando Pellozo.
O objetivo é garantir que as políticas públicas de mobilidade atendam às necessidades reais da população. Com o diagnóstico, intervenções viárias, obras, transporte coletivo, ciclovias e prioridades para pedestres poderão ser planejadas com base em dados concretos, e não apenas em suposições.
Texto e fotos – Alexandre Manso
Secretaria de Comunicação e Eventos