Senador Canedo registra 400 focos de queimadas em 2025, e está em alerta vermelho
O estado de Goiás contabilizou, somente em setembro, mais de 1.000 focos de incêndio, acendendo o alerta para queimadas .

O clima quente e seco propicia as queimadas e preocupa Senador Canedo, como acontece com o Estado. A cidade já registrou 400 focos de incêndio, neste ano. Ao todo, 246 municípios goianos estão em alerta, sendo 220 monitorados de perto devido ao risco de queimadas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foi emitido um alerta de risco de queimadas de cor vermelha para Goiás. O Estado se encontra no estágio mais crítico da classificação de risco.
Estamos vivendo um cenário conhecido como “regra do 30 30 30”, que identifica situações de alto risco, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%, a temperatura supera 30°C e os ventos atingem mais de 30 km/h. Nesses cenários, a vegetação seca rapidamente, o fogo se torna mais intenso e de difícil controle, aumentando significativamente os riscos de propagação dos incêndios.
Segundo Adriano Barcelos , coordenador da Defesa Civil, a operação “Canedo Sem Chamas” é fundamental para prevenir grandes incêndios. A ação envolve a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, atuando de forma integrada para reduzir os riscos e proteger a população e o meio ambiente”.
A Defesa Civil reforça a importância da colaboração da população: não jogar restos de cigarro ou qualquer material inflamável em áreas de vegetação.
Em situações de emergência de incêndio, os moradores devem entrar em contato pelo WhatsApp do Conecta Canedo, no número 62 3275-3000, direcionado para a operação “Canedo Sem Chamas”, ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.
Texto: Jean Costa
Foto : Alexander César
Secretaria de Comunicação e Eventos