GCM de Senador Canedo tem 1º curso de estágio em patrulhamento tático
Capacitação visa formar agentes preparados para atuar em operações táticas de alto risco, garantindo mais segurança à população

Neste último domingo (31), a Secretaria de Segurança Pública (SESP), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou o 1º Curso de Estágio em Patrulhamento Tático (EPT). O curso tem como objetivo capacitar os agentes para atuarem em operações táticas, como abordagens, gerenciamento de crises e uso da força em situações de alto risco, garantindo o patrulhamento e a proteção de áreas estratégicas.
Ao todo, 10 alunos, agentes da GCM, iniciaram a formação, mas apenas 7 permaneceram após as primeiras etapas eliminatórias, que incluem testes físicos e psicológicos, exigindo controle mental e disciplina.

Entre as fases do curso, estão corrida diária de 5 a 10km, instruções teóricas sobre legislação, ética na conduta policial, primeiros socorros, resgate em ambientes de difícil acesso, doutrina do operador tático, controle de distúrbios (CHOQUE), abordagem policial, atendimento pré-hospitalar (APH), gerenciamento de crises, defesa pessoal e técnicas de imobilização, combate em recinto fechado (CQB), armamento e tiro, entre outras.
“Nosso objetivo é formar profissionais altamente preparados para proteger a população de Senador Canedo, atuando com técnica, estratégia e responsabilidade para servir a comunidade”, destacou o comandante da GCM, Alexandre Ribeiro.
O curso segue nas próximos semanas, preparando os agentes para enfrentar os mais diversos cenários de risco com profissionalismo e excelência, fortalecendo a segurança pública e garantindo mais tranquilidade à população canedense.
Texto e fotos: Alexandre Manso
Secretaria de Comunicação e Eventos