Senador Canedo pode participar do Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2025
Iniciativa do Itaú Social oferece até R$ 500 mil para projetos que promovam o direito à educação de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), aderiu ao Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2025, promovido pelo Itaú Social. A iniciativa pode destinar até R$ 500 mil para uma proposta do município que tenha como foco a garantia dos direitos educacionais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Organizações da sociedade civil e órgãos públicos podem apresentar suas propostas nos dias 3 e 4 de julho de 2025, desde que estejam alinhadas às diretrizes do edital. A seleção da proposta será feita pelo CMDCA, que ficará responsável por formalizar a inscrição junto à plataforma do Itaú Social até o dia 11 de julho de 2025.
Segundo a presidente do Conselho, Júlia de Souza, apenas uma proposta será escolhida para representar o município. “Quem vai inscrever a proposta aprovada é o CMDCA. Porém, as propostas devem ser apresentadas ao colegiado, que vai escolher apenas uma entre todas as recebidas”, explicou.
Critérios e orientações
O edital prioriza ações voltadas ao acesso, permanência e aprendizagem na educação básica, especialmente para crianças e adolescentes em risco social, como em casos de evasão escolar, violência ou trabalho infantil.
Os interessados devem consultar o regulamento completo disponível no site do Itaú Social (www.itausocial.org.br/editais), onde também há orientações detalhadas sobre os documentos exigidos e o processo de inscrição. “Quem for fazer a proposta tem que ter lido todo o edital”, reforçou Júlia.
As propostas podem ser entregues presencialmente na sede do CMDCA ou enviadas por e-mail até o dia 4 de julho de 2025.
Participação democrática
O CMDCA realizará uma análise técnica e coletiva das propostas recebidas e selecionará a que melhor atender aos critérios do edital. Representantes das entidades interessadas poderão acompanhar esse processo em reunião extraordinária no dia 9 de julho de 2025, das 9h às 11h, na sede do Conselho (Rua 11 Q.09 Área 01 – Conjunto Uirapuru).
O projeto aprovado contará, além do financiamento, com acompanhamento técnico especializado durante sua execução, prevista para o ano de 2026.
Compromisso com a infância
A adesão ao Edital FIA 2025 reforça o compromisso da Prefeitura e do CMDCA com a proteção integral da infância e adolescência, buscando fortalecer políticas públicas e garantir educação de qualidade para a população jovem de Senador Canedo.
Textos – Fabrício Carvalho
Foto: Banco de Imagens
Secretaria de Comunicação e Eventos