Prefeitura age rápido após acidente com carreta de óleo diesel em Senador Canedo
Carreta tombou com 30 mil litros de diesel; órgãos como Defesa Civil a AMMA coordenaram operação de mitigação de danos

A prefeitura de Senador Canedo, através do trabalho conjunto entre suas diversas secretarias, agiu rapidamente para mitigar os danos causados pelo acidente ocorrido no final da tarde desta terça (6), na rua Jorge Amador, acesso do bairro Flor do Ipê para a região do Jardim das Oliveiras. O acidente ocorreu após uma carreta bitrem carregada com 30 mil litros de óleo diesel ter tombado, derramando na via boa parte do material que estava sendo transportado.
Assim que ciente do fato, diferentes equipes da prefeitura se mobilizaram rapidamente: a Secretaria de Infraestrutura e Obras mobilizou maquinários para construir uma barreira de terra para conter o óleo e também desvirar o caminhão tombado; a Superintendência Municipal de Trânsito realizou a interdição e organização do trânsito do local e, junto com a Guarda Municipal, conteve transeuntes e curiosos para que estes não se aproximassem da área do acidente.Já a Defesa Civil atuou na coordenação de todos esses esforços para mitigar os riscos e danos, além de dar apoio à equipe do corpo de bombeiros, que assumiu o ocorrência.

“A rápida ação da prefeitura teve êxito em mitigar os problemas e evitar um acidente maior. Também acionamos rapidamente a Agência Municipal de Meio Ambiente para verificar os danos ambientais, já que o óleo derramado contaminou um dos pontos de captação de água da cidade. A Agência de Saneamento (Sanesc) esteve no local e rapidamente tomou as atitudes necessárias para interromper a captação da água contaminada sem afetar o abastecimento de água tratada na região, o que só foi possível graças aos investimento que a prefeitura realizou na rede de água durante os últimos anos”, afirmou Adriano Barcelos, coordenador da Defesa Civil.
Apesar da gravidade do acidente e do risco ambiental envolvido, não houve registro de vítimas. A resposta rápida das equipes da prefeitura e dos órgãos competentes foi essencial para garantir a segurança da população e minimizar os impactos do ocorrido.
Ambiente – A AMMA segue monitorando a situação, para definir a reparação a ser feita pela empresa proprietária da carreta, pelo dano causado aos mancais da região.
Água – A captação de água na represa do Jardim das Oliveiras está suspensa. Mas não vai interferir no abastecimento de Sabesp, uma vez que representa apenas 5% do sistema.
Texto: Victor Rodrigues
Fotos: Millena Medrado