A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação Tecnológica (Sitec), realizou nesta terça feira (22) a primeira reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), instituído pela Lei nº 2.912/2024. A reunião marca o início de uma nova fase no planejamento e na execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico da cidade.

O encontro reuniu representantes do poder público, universidades, centros de pesquisa e setor produtivo, que integram o COMCITI. Durante a pauta, foram discutidos os primeiros encaminhamentos para o Regimento Interno, a definição de grupos de trabalho e a proposta de um diagnóstico municipal de demandas tecnológicas e científicas.
Para o prefeito Fernando Pellozo, o momento representa a realização de um sonho “Eu enxergo na tecnologia e na inovação a melhor ferramenta para qualquer gestor, então tirar Senador Canedo da idade da pedra e colocar ela na era digital já é a realização de um sonho e esse conselho vai dar um novo significado a tudo isso que a gente já implantou”, afirmou.

Tecnologia como agente de transformação

O COMCITI tem como objetivo principal propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas que envolvam ciência, tecnologia e inovação. Também cabe ao conselho fomentar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade local, promover a qualificação de serviços e produtos públicos e incentivar iniciativas que estimulem a geração de emprego, renda e conhecimento.

A composição do Conselho é diversa e estratégica, com representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), órgãos da Prefeitura, da Câmara Municipal e de entidades como a FIEG e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Representando a Secretaria Municipal de Saúde no conselho, Camila Galvão destacou como a tecnologia já impactou positivamente o cotidiano da população e dos servidores: “A gente já chegou muito longe e é importante olhar para trás e ver que tá dando muuito certo. Antigamente eu tinha paciente que chegava na unidade 04h30 da manhã pra fazer um agendamento e hoje ele consegue fazer isso pelo WhatsApp, sem nem mesmo precisar sair de casa. Eu vi a gente evoluir do prontuário de papel que um profissional não conseguia ver o atendimento realizado pelo outro e vice-versa, e hoje aqui, do meu celular, eu acesso o prontuário de qualquer paciente.

A criação do COMCITI está alinhada à proposta da gestão municipal de transformar Senador Canedo em referência regional em inovação e desenvolvimento sustentável. Como reforçou o secretário municipal de inovação tecnológica, Lucas Rodovalho, que também preside o Conselho

“Estamos unindo diferentes setores da sociedade para pensar o futuro de Senador Canedo de forma inteligente, colaborativa e sustentável. O COMCITI será o elo entre a ciência e as políticas públicas, entre o conhecimento e as soluções práticas.”

Texto e fotos: Marcos Aurélio

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: