Senador Canedo ganha ônibus movido a biometano
Iniciativa integra testes com energia limpa e coloca Senador Canedo na rota da inovação no transporte coletivo

Senador Canedo deu um importante passo rumo à modernização do transporte público com a chegada do primeiro ônibus movido a biometano. O veículo começou a circular em fase de testes nos últimos dias e integra a linha 111 – Eixo Anhanguera, conectando o Terminal de Senador Canedo à Praça da Bíblia, em Goiânia.
A novidade foi acompanhada de perto pelo prefeito Fernando Pellozo, que esteve no Terminal da cidade para conferir a operação do novo modelo sustentável. A iniciativa faz parte do projeto da Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), coordenado pelo Governo de Goiás.
“Enquanto a gente trabalha para implantar a tarifa zero dentro de Senador Canedo, vamos colhendo os frutos dessa parceria com o Governo de Goiás que já trouxe novas linhas de ônibus, está reformando nossos abrigos e já anunciou a reforma completa do nosso terminal”, destacou o prefeito.

Energia limpa – O ônibus movido a biometano – um combustível 100% renovável gerado a partir de resíduos orgânicos como lixo doméstico e restos agrícolas – representa uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis. A tecnologia reduz emissões de poluentes, reaproveita resíduos e contribui diretamente com o meio ambiente.
O teste do novo veículo será realizado por quatro meses. A expectativa é que, até 2026, mais ônibus com energias renováveis sejam incorporados à frota da Região Metropolitana de Goiânia.
“Tá muito aprovado. Agora temos ar-condicionado dentro do ônibus e conforto. Isso aqui é qualidade de vida”, comentou Maria Luiza, moradora da cidade.
Texto – Victor Rodrigues
Fotos – Millena Medrado e Xande Manso
Secretaria de Comunicação e Eventos