A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve o Programa Melhor em Casa, que atende mais de 80 pacientes que necessitam de cuidados especializados. O serviço é realizado por uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas motores e respiratórios, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e médicos, garantindo assistência de qualidade a quem precisa.

De acordo com a coordenadora do programa, Luna Clara, a triagem dos pacientes começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde são avaliados presencialmente. “Primeiro, a equipe preenche uma ficha de avaliação autoexplicativa. Esse documento permite identificar se o paciente se enquadra nos critérios do Programa Melhor em Casa”, explica.

Caso não atenda aos critérios, o paciente é encaminhado para os serviços ambulatoriais correspondentes. O atendimento pode ser realizado no Centro de Especialidades Médicas, para suporte em nutrição, fonoaudiologia e psicologia; no Centro de Reabilitação, para sessões de fisioterapia; no CRAS, para assistência social; e na própria UBS local, onde recebe acompanhamento médico e de enfermagem.

Atendimento com fonoaudióloga a uma das crianças atendidas pelo programa

Se o paciente for aprovado para o Melhor em Casa, a UBS encaminha a ficha pelo sistema, e a equipe do programa recebe o encaminhamento no mesmo dia. Em seguida, entra em contato com os familiares para agendar a visita domiciliar, garantindo que os atendimentos ocorram de forma ágil e organizada.

Os pacientes recebem atendimento semanal conforme suas necessidades clínicas. Além disso, a equipe do Melhor em Casa capacita cuidadores e familiares para que possam manter os cuidados adequados nos dias sem atendimento. São oferecidas orientações sobre a realização correta de curativos para evitar infecções, a frequência ideal de mudança de posição para prevenir feridas, além de cuidados com banho de sol, banho no leito, alimentação oral e por sonda, limpeza de sondas e exercícios de alongamento para fortalecimento muscular.

O impacto do programa pode ser percebido no relato de Nedy Garner, pai de um paciente com escoliose múltipla. Para ele, a assistência oferecida tem sido fundamental para o bem-estar de seu filho. “Conhecemos esse programa, que nos dá suporte. Os profissionais são extremamente dedicados, ajudam a aliviar o peso que estamos carregando. Eles são anjos em forma de pessoas. Aqui vêm fonoaudiólogo, fisiatra, enfermeiros, psicóloga e médica”, afirma.

Com uma abordagem humanizada e especializada, o Programa Melhor em Casa tem garantido atendimento de qualidade e promovido mais dignidade e conforto para pacientes e suas famílias em Senador Canedo.

Texto: Lara Eduarda
Fotos: Luna Clara

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: