A Prefeitura de Senador Canedo, através da Agência Municipal de Saneamento (Sanesc), realizou um importante avanço com a ampliação do tratamento de esgoto no município. Em menos de um ano, a capacidade de tratamento saltou de 2% para mais de 6%, beneficiando diretamente mais de 15 mil pessoas diariamente. O aumento foi possível com a realização de 3.700 novas ligações, consolidando o compromisso com a saúde pública e o meio ambiente.

Atualmente, estão em operação as elevatórias da Vila Galvão, Mata do Algodão, Capri e Progresso, que direcionam os resíduos para a Estação de Tratamento de Canedo. Nesta Estação, todo o material é tratado antes de retornar ao meio ambiente de forma segura. Além disso, a ETE São Francisco está em processo de ativação, para reforçar ainda mais a capacidade de tratamento no município.

Já foram investidos mais de R$ 14 milhões nesse setor, e os planos são ambiciosos: a Prefeitura prevê aplicar mais R$ 70 milhões nos próximos quatro anos. Entre as prioridades estão as interligações na rede, uma vez que a meta é alcançar 80% de tratamento de esgoto em Senador Canedo até 2028.

Estação de tratamento de esgoto

Para aprimorar ainda mais os serviços, a Sanesc se prepara para a instalação de um laboratório próprio, equipado e com profissionais capacitados para realizar análises de qualidade nos materiais coletados.

Essas ações refletem o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população, garantindo mais saúde, preservação ambiental e modernização do saneamento básico na cidade.

Texto – Carlos Wilton
Fotos – Milena Medrado

Secretaria de Comunicação e Eventos

Compartilhar notícia: