Desabastecimento Nacional Afeta Disponibilidade da Vacina contra Varicela em Senador Canedo

A expectativa é de regularização do estoque para o primeiro semestre de 2025.
A vacina contra a varicela está temporariamente em falta em Senador Canedo. O Ministério da Saúde, que é responsável pela aquisição e distribuição de imunobiológicos aos estados, confirmou que a varicela está em desabastecimento.
A vacina contra a varicela, também conhecida como catapora, serve para prevenir a infecção causada pelo vírus Varicela-Zoster, que é o agente causador da doença. O esquema vacinal da varicela é o seguinte: 1ª dose aos 15 meses de idade (tríplice viral — vacina contra sarampo, caxumba e rubéola + varicela monovalente, ou tetraviral, quando disponível) e a 2ª dose é tríplice viral + varicela monovalente, aos quatro anos de idade ou tetraviral.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), não foram recebidas novas doses da vacina desde julho de 2024. Isso impede a distribuição para as regionais de saúde e, por consequência, para os municípios.
O Ministério da Saúde explicou que obstáculos regulatórios e de fabricação têm afetado a disponibilidade da vacina. Para solucionar essa questão, foi realizada uma compra emergencial no final de 2023, por meio do Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As entregas dessas doses estão previstas para os próximos meses.
Além disso, um processo de aquisição no mercado nacional está em andamento, com expectativa de regularização do estoque para o primeiro semestre de 2025.
Texto: Lara Eduarda
Foto: Vitória Carvalho
Secretaria de comunicação e eventos