Guarda Municipal de Senador Canedo completa 34 anos com redução histórica de índices de criminalidade
Em 2024, a Guarda Municipal de Senador Canedo celebrou 34 anos de existência, desde sua criação em 1990. A data foi lembrada com comemoração pela redução nos índices de criminalidade da cidade nos últimos três anos, que refletem o investimento realizado pelo prefeito Fernando Pellozo e a integração com forças policiais.
Nos últimos três anos, de acordo com relatório da Polícia Militar, houve redução progressiva dos índices de crime na cidade. Destacam-se as reduções no número de roubo a transeuntes (-74.8%), roubo a comércios (-75.4%) e furto a residências (-45.9%). Segundo o prefeito, tecnologia e infraestrutura foram as palavras-chave para essa evolução.
“Instalamos milhares de câmeras de todos os cantos da cidade, que nos ajudam prevenindo e solucionando crimes de vandalismo, furtos, roubos, entre outros. Além disso, providenciamos novos veículos, nova sede, armamentos modernos e convocação de 70 novos agentes para a Guarda Municipal. Nosso objetivo é que Senador Canedo seja referência para o Brasil”, afirmou Fernando Pellozo.
De acordo com o comandante da Guarda, Alexandre Ribeiro, isso já é realidade.
“Estive em reunião e presencialmente em Guardas Municipal de cidades em todo o Brasil e posso afirmar: hoje nós temos uma das melhores, senão a melhor estrutura de trabalho. Hoje o Guarda Municipal de Senador Canedo tem condições para fazer o melhor serviço possível, tanto por conta da nossa estrutura quanto pela segurança salarial que temos, com a aprovação histórica do nosso plano de carreira em março deste ano”, comentou.
Os moradores da cidade também reconhecem o avanço da sensação de segurança, inclusive uma quebra de paradigma em relação à cidade.
“Antes aqui era conhecido como “Senador faz medo”. Todo mundo daqui e do entorno sabia que era perigoso. Agora, a sensação é completamente outra. Temos orgulho e tranquilidade de morar e andar aqui. A segurança de Senador Canedo mudou demais, para melhor”, comemorou o morador Antônio Silva.